Arquitetônico e urbanístico

O patrimônio arquitetônico do Instituto Butantan e da antiga Fazenda Butantan, construídos e mantidos na instituição, deu origem e consolidou o bairro paulistano a quem emprestou o nome. Os primeiros prédios do então Instituto Serumtherapico logo foram acompanhados de outros tantos para abrigar a pesquisa e a produção de biofármacos e para combater os males que comprometiam a saúde pública paulista.

Essas construções e sua distribuição física, que incluí vias e caminhos originais, permite perceber o seu percurso institucional, como registro de cada época e respectivas mentalidades, tanto artísticas como científicas.

Com mais de 20 edificações tombadas como área do parque pelo Condephaat em 1981, pode-se afirmar que o Butantan é um museu a céu aberto, peculiar e único, que ajuda a entender as narrativas da instituição ao longo do tempo, a valorizar o esforço de quem trabalhou na instituição, familiarizar-se com correntes arquitetônicas e artísticas de vários períodos e participar de sua conservação como legado a ser transmitido.

Veja mais

Histórico e formação
Histórico e formação

O acervo do Butantan, sob a guarda do Centro de Memória, compõe uma parte relevante da memória dos acervos de saúde, ciência e tecnologia de São Paulo.

Acervo arquivístico
Acervo arquivístico

É formado pelo Fundo Institucional (1896 – atual) com documentos que representam as atividades administrativas, culturais, de pesquisa e produção da instituição.

Acervo museológico
Acervo museológico

A coleção museológica possui cerca de 1.200 objetos provenientes de recolhimentos e transferências das áreas de pesquisa e produção do Butantan.

Acervos pessoais
Acervos pessoais

São 18 arquivos de pesquisadores e servidores que contribuíram para o desenvolvimento do Instituto Butantan.

Normas de consulta, uso e reprodução
Normas de consulta, uso e reprodução

A solicitação de pesquisa no acervo físico é realizada por agendamento pelo e-mail próprio de cada unidade custodiadora.